Já são 10 os condomínios auto-suficientes na RMC

Última modificação 12:55, 10 Maio 2010 por  jonathas_lukas

De $1

    Conteúdo
    sem cabeçalhos

    Versão de 19:49, 25 Abr 2024

    para esta versão.

    Retornar a Arquivo de versões.

    Ver versão atual

    Criação do décimo condomínio auto-suficiente na Região Metropolitana de Campinas. Em cada terreno, as casas ficam viradas umas de costas para as outras, e no centro passa uma esteira ou duto que tem várias utilidades. Uma dessa utilidades é recolher o lixo das casa e recolher e concentrar a água da chuva e a água despejada. Essa água é levada até o final do condomínio onde há uma estação de tratamento de água com geração de energia elétrica, aproveitando o terreno.

    Há uma horta comunitária na qual cada pessoa se dedica ao cultivo do que quiser, sob uma organização comunitária. Há também um espaço de reaproveitamento e transformação dos descartáveis que podem ser reutilizados nas próprias casas. No condomínio existe também o Centro de Troca de Informação, onde cada pessoa pode colaborar com aquilo que sabe fazer, seja sua profissão ou um hobbie. 
    Por último há um estacionamento, que fica na antes das casas, pois é proibido entrar nas ruas de acesso às casas. Isso melhora o aproveitamento de espaço e mantém a poluição produzida pelos carros longe das casas.

     
    Autores: Jonathas Lukas, Carlos Garcia e Cido

    Tema: Reaproveitamento de recursos naturais e dejetos.