ONGs, colaboração e aprendizado

Page last modified 07:17, 7 Jun 2012 by  marciookabe

De $1

    Tabela de conteúdos
    sem cabeçalhos

    Historicamente, as ONGs disputam doações como empresa disputam clientes. Este é o modelo do capitalismo no qual existe a publicidade para atrair mais interessados para um determinado produto/serviço que é trocado por dinheiro.

    No caso de ONGs, a disputa é por "ter a melhor imagem de eficiência" para conquistar mais voluntários e doações.

    Se pensarmos em ONGs como irmãos e doadores como pais e voluntários como tios, fica a pergunta: É possível preferir um ou outro?

    Por que não criar um ambiente no qual as doações sejam dirigidas para uma causa (câncer infantil, por exemplo) e que de forma organizada, a verba seja destinada para as ONGs que mais precisam naquele momento? Seria uma espécie de crowdfunding colaborativo.

    Esta mesma plataforma, poderia ser uma forma de compartilhar voluntários. Ou seja, o voluntário que deseja ajudar uma ONG que atua com câncer infantil, mas que não consegue oportunidade no GRAAC por ser uma ONG de grande visibilidade, pode ser direcionado para AACC que é menos conhecida, mas que tem realiza um trabalho tão importante quanto o GRAAC.

    Esta mesma plataforma pode ser um ambiente de colaboração e aprendizado, onde os voluntários e doadores podem compartilhar experiências e opiniões, transformando um grupo disperso em uma equipe.

    Este projeto já existe na forma de ideia desde 1999, quando lancei um projeto chamado Cidadania.net para criar sites para ONGs a R$ 100. Ao longo dos anos evoluiu para o www.Wikisocial.com.br que foi apresentado no TEDxSalvador.

    Get Adobe Flash player

    http://tedxtalks.ted.com/video/TEDxSalvador-Mrcio-Okabe-Tecnol

    Tags:
    • No tags
     
    Imagens (0)
    Comentários (0)
    Deve autenticar-se para escrever um comentário.