Futuro no Presente - Ecotoy art

Última modificação 15:49, 5 Jul 2012 por  ricaspbr

De $1

    Conteúdo
    sem cabeçalhos

    Versão de 00:19, 30 Abr 2024

    para esta versão.

    Retornar a Arquivo de versões.

    Ver versão atual

    O Projeto Ecotoy Art é uma iniciativa que visa unir arte e sustentabilidade e incentivar a produção artística em materiais reaproveitados. Nossa proposta é a utilização de embalagens descartadas do nosso cotidiano como suporte para manifestações artístico-culturais com cunho socioambiental, utilizar “lixo” para gerar arte e gerar atividades como oficinas e exposições em locais públicos. A Toy Art é uma manifestação artística contemporânea que se apropria do brinquedo enquanto suporte transformando-o em obra de arte e se tornou objeto de desejo para um mercado mundial com peças produzidas em tiragens limitadas e altamente customizadas. O toy art é, em síntese, uma "tela" em 3 dimensões para artistas e designers expressarem sua arte.

    Toy Art é manifestação contemporânea que se apropria do brinquedo para mesclar design, moda e urbanidade.[/caption] Enquanto garrafas PET e latas de alumínio têm alto índice de reciclagem, outros plásticos, latas de aço e embalagens cartonadas (“longa-vida”) ainda têm uma porcentagem muito baixa de reaproveitamento.

    Segundo estudos do Ministério do Meio-Ambiente, 1/3 de todo o lixo doméstico produzido são embalagens de produtos descartáveis.[/caption]

    Atualmente no Brasil, os artistas utilizam como base nas criações de seus toys materiais caros e importados como vinil e borracha. Esses moldes que são base da construção desses brinquedos de adulto podem ser embalagens descartadas e sem valor econômico de produtos como perfumes, achocolatados, caixas de leite, remédios, produtos de limpeza entre outros, que são materiais resistentes, de diversas cores e formas e facilmente encontrados em todas as casas por serem de uso diário.

    A instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei 12.305 de 23/12/2010) reúne princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão de resíduos sólidos no país, responsabilizando a sociedade pela geração de lixo e as empresas produtoras de embalagens descartáveis pelo recolhimento e adequada destinação desse tipo de resíduo. Por meio de um ecotoy art procura-se proporcionar à população o acesso a um bem criativo e artístico fruto dessa matéria descartável, porém reutilizável. A questão é mostrar que qualquer um pode ter acesso a essa arte construindo seu ecotoy art, sem mesmo ter uma formação artística. E que esse processo pode ser feito com o lixo que é produzido em cada casa.

      

    Objetivos Gerais:

    • Dar visibilidade a uma forma de manifestação artística, pouco conhecida, pautada pelo lúdico e pelo uso de materiais não convencionais;
    • Conscientizar por meio da arte, quanto ao problema dos resíduos sólidos;
    • Engajar artistas plásticos e a população de São Paulo no reaproveitamento e reutilização de materiais descartáveis;
    • Incentivar, de maneira criativa, a reciclagem, buscando difundir a teoria dos 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar);

    Conheça mais o projeto em: http://www.facebook.com/ecotoyart